15 dezembro 2006

O primeiro balanço!

Já não vinha ao nosso blog, a algum tempo.
Desde a minha última postagem, já muitas situações se passaram.
Dei a minha primeira aula de história, que podia ter corrido melhor, mas a matéria também não era a mais agradável, mas.... não podemos escolher e tem que ser dada, por isso, isto de ser prof. é muito complicado, acho que podem nos chamar de "inventores" porque temos que reinventar técnicas para motivar os miúdos.... todos nós sabemos que uma aula seca é desagradável de dar e assistir.... por isso lá temos nós pensar como motivar/cativar aquelas "pestinhas".
Além disso dei formação civica, e é totalmente diferente da minha área científica, e os alunos vão sempre com outra disposição, que é sempre agradável.
Mas....
O tempo passa a correr, mas isso já todos nós sabemos, agora na recta final de 2006, há que reflectir este período de estágio... e mentalizar que ainda estamos no intervalo para começarmos uma segunda parte ainda mais longa....
Acho que o balanço destes meses até é positivo, apesar de todas as dificuldades iniciais e claro ainda há algumas que permanecem (pois, ninguém nos ensina a ser pedagogos e as disciplinas pedagógicas, apenas existem para o curriculo, porque na prática são uma treta) conseguimos sobreviver neste mundo de selvagens que são as nossas escolas!
Quanto aos "meus miúdos" apenas tenho que agradecer, apesar de ser uma turma problemática, são miúdos simples, humildes, simpáticos, que até têm medo de responder ás nossas perguntas na sala, para que não tenhamos uma nota negativa,lol!!
São "crianças" que me tocaram ao coração, que têm imensas dificuldades a todos os níveis e pelo menos o meu contributo é ensiná-los a serem felizes e adultos responsabéis pelos seus actos, tal como tolerantes respeitando o outro.
Para mim a vertente humana, é o único ponto que tenho de realçar nestes meses de estágio.

A todos desejo um Santo Natal e um fantástico 2007

2 comentários:

Anónimo disse...

eu até gostava de dar aulas. só pelos dois últimos parágrafos, valai a pena ;)
fica bem
bjs
tiago do favacal

Anónimo disse...

Bom ano para todas!!! comé?! andam pouco faladoras...isto tá um deserto de posts.o vosso público pede mais!
fico à espera de notícias...
Beijinhos,
Joana L
(provavelmente, a vossa mais fiel leitora!ou a única... LOL)