10 setembro 2006

Será amanha?

Pois é, pois é ... vou contar uma piada! Durante todo este ano lectivo, professores e funcionários espalharam "aos quatro ventos" que teríamos de controlar muito bem o nosso tempo porque, já se sabe, o último ano da faculdade é o mais difícil e trabalhoso! Tínhamos que nos organizar para que todas as cadeiras ficassem feitas a tempo de nos podermos inscrever no estágio! Agora estão vocês a perguntar, será que foi isso que aconteceu? A resposta é simples: não!
No dia 23 de Junho os meus colegas (que iam para estágio) e eu já tínhamos acabado todos os exames. Tinha sido um mês terrível. Entre a entrega de trabalhos, os exames e a defesa do seminário, a nossa sanidade mental tinha ido pelo cano. O nosso corpo só começava a reagir depois do terceiro café! Mas, ainda assim, estávamos contentes. Tínhamos conseguido fazer tudo dentro do prazo!
O problema começou logo na semana seguinte: havia um problema entre as escolas e a DREC e as candidaturas não podiam ser feitas nessa altura. Começara a tragédia! Entretanto, começou um novo mês. Todos os dias falávamos com a funcionária do gabinete de estágio e a resposta era sempre a mesma «tentem amanhã!» ou então «não se preocupem, amanhã já vos podemos dar uma resposta». E a resposta nunca vinha. Até que no dia 26 de Julho o milagre aconteceu! Conseguimo-nos inscrever nos estágios e o calendário para nos matricularmos na faculdade foi afixado no placard. No dia 31 de Julho ficámos todos a saber em que escola havíamos ficado.
Passa Agosto e entra Setembro. Cheguei à faculdade e deparei-me com um aviso que preferia não ter visto. Havia problemas no estágio! A DREC tinha fechado um dos núcleos (o meu!) e os alunos iriam ser recolocados, consoante as médias, pelos outros núcleos. Colegas que no mês de Agosto se tinham dirigido às localidades em que foram colocados e arranjaram casa foram, subitamente, recolocados noutros sítios. Um vago sentimento de inquietação começou a despontar no grupo! Foi então que tudo se transformou numa tragicomédia ordinária! O calendário foi suspenso por tempo indeterminado. As aulas das escolas começam amanhã e os estagiários não podem lá estar.
Na sexta fui, mais uma vez, falar com a funcionária do gabinete e a resposta, espantam-se, foi esta «venha cá na segunda que talvez já lhe possamos dizer qualquer coisa. Mas não se preocupe, vai para a escola quando tiver que ir!».
Amanhã é segunda-feira e eu pergunto-me: será amanhã?

1 comentário:

Inês disse...

Bem, parece que desta vez já se decidiu tudo, pelo menos, por agora...
Mas não desanimemos...
Agora parece que a cena é outra: parece que ninguém sabe quando e que são as matrículas: não há consenso acerca das datas...
ficamos à espera de novos desenvolvimesntos, dos quais a Ana Seco dará notícias neste espaço, certo?!